O que é Chargeback: o guia completo

Ao falar em varejo e no universo das vendas online com cartão de crédito uma das coisas que mais assustam e geram perdas para os lojistas é o Chargeback.
As relações de compra e venda estão em constante mudança com a o acesso à internet se tornando cada vez mais popular. Se o seu e-commerce aceita transações em cartão de crédito ou débito e já teve compras contestadas pelos clientes, fique atento, esse artigo é para você.

Aprenda tudo sobre Chargeback:

O que é Chargeback? Como Chargeback Funciona? Chargeback: Tipos de Fraudes Recobrança de Chargeback

O que é Chargeback?

Chargeback é a contestação de uma compra realizada pelo consumidor diretamente com a operadora de cartão. O Chargeback é um instrumento criado pelas operadoras de cartão de crédito com a finalidade de proporcionar maior segurança para o consumidor nas operações realizadas via cartão de crédito. Caso ocorra alguma irregularidade a administradora providencia a devolução do valor pago para o cliente.

No entanto, essa ferramenta criada para garantir maior segurança nas transações via cartão de crédito pode se tornar extremamente prejudiciais aos lojistas.

Como Chargeback Funciona?

Chargeback funciona da seguinte forma: Ao perceber alguma irregularidade em uma compra o consumidor entra em contato com a operadora de cartão e solicita a devolução do dinheiro. A operadora irá analisar o caso e realizar a devolução do valor ao cliente.

Ao conceder o Chargeback, o e-commerce deverá devolver o valor da compra para a operadora de cartão, que a estorna ao cliente. Uma das principais preocupações nesse caso é a Fraude. Como o processo de contestação de compra com cartão de crédito é simples de ser realizado, muitos consumidores utilizam de má-fé ao recorrer ao Chargeback. As Lojas virtuais registram grande número de perda de valores por conta de Fraude em Chargeback.

Veja abaixo o Fluxo de Chargeback:

Chargeback: Tipos de Fraudes

A Fraude é um ato de má-fé que tem o objetivo de trazer algum tipo de vantagem financeira, ao fraudador sobre a vítima (nesse caso, os lojistas). A fraude é um crime, com penas previstas no código penal brasileiro, que pode causar danos financeiros irreparáveis. O Brasil é um dos líderes mundiais em fraudes cibernéticas. Conheça os tipos de fraudes:

  • Fraude Deliberada: Acontece quando o consumidor tem seus dados roubados e compras são realizadas em seu nome. O dono do cartão não irá reconhecer a compra e irá solicitar o Chargeback. É um dos tipos de fraudes mais comuns.
  • Desacordo Comercial: Quando o cliente recebe um produto que não atendeu a sua expectativa e o e-commerce falha ao tentar solucionar o problema, o consumidor pode solicitar o Chargeback.
  • Fraude Amiga: É o tipo de fraude que acontece quando o titular do cartão empresta seu cartão a algum conhecido para que ele realize uma compra, e no momento da cobrança ele desconhece a compra e solicita o Chargeback.
  • Auto Fraude: É um dos tipos mais comuns de fraude, e o mais prejudicial às lojas online. Acontece quando o próprio titular do cartão efetua uma compra e depois a contesta. É um ato de má-fé que gera muitos prejuízos no varejo.

Recobrança de Chargeback

No Smart CBK utilizamos a ALICE Miner, Inteligência Artificial criada pela Itera. A ALICE analisa os casos e faz um comparativo dos dados dos clientes com o Bureau de Crédito, gerando um score de recobrança, sendo possível que os analistas priorizem os casos onde há alta chance de recobrança. Também é possível agendar tarefas e gerenciar quais usuários do sistema estão responsáveis por cada caso.

Na ferramenta Smart CBK é possível cadastrar todos os dados de relacionamento com o cliente, categorizar o tipo de fraude e status do Chargeback. Criamos uma Dashboard personalizada com todas as informações necessárias na análise, onde os analistas têm insights sobre principais tipos de Chargeback, quais foram recobrados com sucesso e quais geraram perdas.

Recupere Chargeback com o Smart CBK

Se inscreva e receba um material personalizado para seu negócio

*Campo Obrigatório
*Campo Obrigatório *E-mail inválido
*Campo Obrigatório *Telefone Inválido
*Campo Obrigatório